15.10.09

o Jesus de Zaqueu





Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Is 57.15

Muitos já ouviram a “música do Zaqueu”, mas precisamente “Faz um milagre em mim” do Régis Danese, todo mundo canta e sabe a letra de cor, inclusive quem nunca foi ou pensou em ser cristão. Pena que a maioria dessas pessoas não conhece o Jesus que Zaqueu conheceu.

Zaqueu era considerado um tipo podre de ser humano. Um judeu, trabalhando para o governo romano e enriquecendo a custa do seu povo. Então não é de se admirar que atitude de Jesus causou escândalo a muitos seguidores. Ao invés de ignorá-lo ou pronunciar um julgamento sobre ele, Jesus simplesmente o chama pelo nome e Se convida para dormir em sua casa.

Muitas vezes não conseguimos entender a escolha do Senhor. E não digo isso apenas pela escolha de outras pessoas, falo também pela escolha pessoal de Deus, pois quando olhamos no espelho e percebemos nossas falhas, nosso jeito de reagir, nossos pecados, aquilo que queremos fazer e o que fazemos, muitas vezes questionamos essa escolha. Será que Deus realmente acertou ao me escolher ? Essa dúvida de vez em quando surge. Como pode Deus escolher e amar uma pessoa com esse tipo de falha, esse tipo de ação, com essa podridão? E ainda mais fazer promessas maravilhosas e chamar essa pessoa de filho ?

A escolha de Deus não é como a nossa. É um mistério grandioso. A escolha de Deus não leva em consideração as falhas, os pecados, o passado, o quão podre é o ser humano, se esta roubando, o quanto ele vai acrescentar no seu reino, seus dogmas, conceitos, raça..... Ele simplesmente escolhe amar e pronto.
Não tenho a estupidez de quer explicar a escolha de Deus, mas pelo menos um ponto de vista eu posso deixar:
Quando Jesus chama a Zaqueu, ele experimenta o amor de Deus, e aparentemente tocado por esse amor, Zaqueu muda de atitude, se tornando o ser humano que ele devia ser.
Quando a presença de Deus vem sobre as nossas vidas isso traz mudança. Essa presença gera e regenera o ser humano. A presença de Jesus pode transformar o ser humano.
Quando nos abrimos para a atuação do Espírito Santo, abrindo a porta do nosso coração, da nossa casa espiritual, quando descemos de nossa condição de liberdade e aceitamos o sacrifício de Cristo, nos tornamos morada dEle através da habitação do Espírito Santo em nós.
Zaqueu desceu da árvore e recebeu a Jesus com alegria. (O “descer da árvore” gera outro artigo....vou deixar pra depois ......)

Que nós possamos a cada dia ter a mesma atitude : Receber ao Senhor Jesus com alegria. E entender que quando Ele habita em nós somos transformados de glória em glória.

Sim o Senhor habita num lugar alto e santo mas também escolheu habitar com o contrito e humilde de espírito.
Que possamos conhecer o Jesus que Zaqueu conheceu, pois foi isso que o fez mudar de vida.

A paz de Deus a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário