10.2.10

"Liberte aquilo que você ama"

“Deixo livre tudo o que amo, se partir e voltar é porque é meu, se não voltar é porque nunca me pertenceu.”

“ muitas vezes não estamos tristes mas o espírito santo é quem esta.”

A primeira frase eu li no MSN de um amigo meu, achei linda e pensei ser de sua própria autoria, mas a uns dias atrás vi a frase no E !, TV a cabo.

A segunda foi dita pelo meu pastor após o momento de adoração na igreja e ficou me martelando a consciência. Já li na bíblia a instrução : Não extingais o espírito, mas o que me chamou a atenção foi ele dizer que nós não estamos triste...mas o espírito está.

Pensando na primeira frase, o que me vem a mente até pelas lições da escola bíblica, é que Deus, deu o seu amor a nós através de Jesus, Ele não foi egoísta. Jesus é o filho, único e primogênito e se Deus nos amou sem motivo, imagina o amor que Ele tinha por Jesus. Indiferente a isso Deus nos enviou , ou seja deixou partir, o seu filho e agora o tem de volta, sentado ao seu lado no trono na glória.

Fiquei a imaginar de que forma nós podemos entristecer o Espírito Santo....e nós sabemos bem que o Espírito Santo de Deus foi nos dado por Jesus, faz parte da trindade e está dentro de nós. Ele também é Deus, e a bíblia nos chama de habitação do Espírito, ou seja, sua casa. Logo, é fácil descobrir como nós podemos entristecê-lo: com o pecado, até pela sua própria natureza, ou seja, pela santidade dEle.

Pensando agora como Deus pôde nos enviar seu filho amado, sem merecemos e lembrando de que o primeiro mandamento que Jesus deixou é que amemos ao Senhor nosso Deus de todo o coração pense numa coisa : o que será que nós amamos e que tem ocupado o lugar de Deus em nossa vida ? Nosso ministério, nossos parentes, nosso trabalho, nossos dons, nossa capacidade, nossos bens, nosso orgulho....poderia continuar ...mas peço sua ajuda para pensar em mais uns dois ou três itens que você ama e que se Deus lhe pedisse você ficaria em uma difícil situação.... Lembra de Abraão, a quem Deus lhe pediu o filho (e posso substituir a palavra filho por : herança, orgulho, promessa, prova visível da benção de Deus)

Se o Espírito está dentro de mim, ele me conhece, não sei nem se é por isso o versículo que diz que o Senhor esquadrinha corações....mas a questão é que em alguns momentos, mesmo estando alegres com as coisas que conseguimos realizar ou mostrar como nosso dialeto, palavras bonitas e cultas, nosso louvor, sabedoria, coisas que deixam as pessoas embasbacadas com a nossa suposta espiritualidade, porém podemos estar entristecendo ao mesmo tempo ao Espírito Santo.

Pensando na frase, você é capaz de dar para ver se é teu ? Você é capaz de deixar partir algo que ama ? Mais especifico : será que estamos disposto a lançar mão do nosso ministério para ver se isso é ou não é a vontade do Pai ? Será que não amamos mais o que fazemos para Deus do que o próprio Deus, para quem são todas as coisas. Abraão precisava se desfazer do seu “orgulhinho” chamado Isaque. Que era uma imagem visível de que Deus era com ele. Podia “esfregar na cara” dos inimigos e dizer : aqui esta a prova do meu sincero relacionamento, da minha fé inabalável, da minha comunhão Todo-Poderoso (não estou dizendo que ele o fez, só supondo) Isaque - visível, vivo e incontestável prova de que Deus era com ele. Mas, então eis que o Pai pede para Ele que sacrifique aquilo que amava, que deixasse ir, devolvesse .

O entristecemos quando abrimos a nossa boca para maldizer, para levantar falso testemunho, para inventar ou caluniar, ou melhor dizendo para levantar contenda....que a bíblia diz que Deus abomina..... quando aproveitamos da inocência de alguns, ou da suposta unção sobre nossa vida para enganar, forçar e fazer com que as pessoas ajam conforme aquilo que queremos...me perdoe mas tenho que dizer : ISSO É FALSIDADE E HIPOCRISIA - esse é o fruto que estamos plantando e é o que colheremos: falsa unção, falsa comunhão com Deus, falsa direção de Deus, falso relacionamento com Deus. Quando deixamos de fazer e dizer as coisas agradáveis, quando deixamos de “renegar a impiedade e as paixões mundanas, quando deixamos as coisas sensatas, justas e piedosas (Tito 2)” de lado, entristecemos o Espírito Santo.

Então, que nós possamos analisar se não há algo em nós que amamos tanto com tanta força que não está fazendo com que fiquemos nessa situação.
Será que não é hora de “deixar partir” para verificar se é nosso ou não ?
Fica aqui o meu convite : Abra a boca somente para abençoar.

“a morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto”(Pv.18.21)

Deus abençoe a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário