25.9.09

Recalcitrar contra os aguilhoes

"E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões." At 26.14
O que significa recalcitrar contra os aguilhões ?
Recalcitrar: desobedecer, resistir, teimar
Aguilhão : é um espeto de ferro, de bronze ou de prata, com o qual os pastores de gado de grande porte tocavam o rebanho, um touro bravo feria-se muito, quando enfrentava o aguilhão.


Jesus quis dizer a Saulo que apesar de ter toda autoridade constituída pelos homens, seria duro para ele resistir, enfrentar, aquele que pode todas as coisas. Saulo tinha autorização dos principais dos sacerdotes para prender os cristãos, porém quando o querer de Deus entra em jogo é inútil todo o esforço ou poder humano.
Nessa passagem bíblica, Saulo relatava o fato ocorrido alguns capítulos antes (cap. 9) quando ocorre seu encontro e conversão.
Existem algumas lições sobre adoração que podemos aprender com essa história :

1-Adorar consiste em contemplar ao Senhor
“...vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.”v.13
Saulo viu uma luz mais forte que a luz do sol. Foi o seu encontro com o criador. Cada adorador tem também o seu encontro particular com Deus. Onde são abertos os nossos olhos espirituais, onde o que é espiritual se apresenta a nós.
2-Cair na realidade da nossa condição humana“E, caindo nós todos por terra..” v.14
Saulo caiu. Nós quando contemplamos o Senhor, caímos na realidade da nossa condição humana, percebemos nossa limitação, nossos pecados e o quanto dependemos de Deus. O quanto Ele é Santo e nós pecadores.

3- Conhecer ao Senhor
"disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues "v.15
Saulo perguntou e logo descobriu que era Jesus. Nesse momento ele não só conhece ao Senhor mas ao mesmo instante prova um pouco do seu poder, foi na mesma hora impactado pelo poder de Jesus. Assim como nós adoradores, quando conhecemos a Jesus somos impactados pelo poder dele em nossas vidas. Esse encontro gera uma mudança no nosso interior.
4- Ouvir a sua voz...ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. v.14
Paulo ouviu uma voz o chamando. Os adoradores também ouvem a voz do mestre. Conhecemos ao Senhor e após isso ouvimos a sua voz, entendemos o seu chamado para nossas vidas.

5- Obedecer à voz do Senhor
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco AT 9.8
O adorador não somente ouve a voz do mestre, mais obedece. Perceba que Paulo obedeceu e nesse momento ele estava cego. Teve que ser guiado. Da mesma maneira o adorador após conhecer o mestre, ouvir a sua voz, obedece a voz do seu Senhor, ainda que haja dificuldades no caminho, ainda que seja necessário pedir ajuda, ainda que seja humilhado, ele simplesmente obedece a voz do seu Senhor.
6- Tornar-se um missionário“....anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." At26.20
Agora Saulo tinha se tornado um missionário. Um enviado de Deus. Todo adorador que ouve a voz do mestre e obedece se torna um missionário, um evangelizador. Se não conseguimos anunciar o evangelho é porque nos falta algo. Repare que ele diz que primeiro anunciou aos que estavam em Damasco. Assim todo adorador deve começar a evangelizar onde esta. Na rua própria casa, no local de trabalho aos vizinhos para depois ir além das fronteiras. Pedindo as pessoas para que se arrependam e pratiquem obras dignas.

7- Permanecer e dar testemunho digno
“Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes....
Paulo depois de se converter permanecia fiel.
O adorador permanece na fé, e dá testemunho! Tanto nas coisas pequenas como nas grandes.


Antes de terminar este estudo, gostaria de dizer algo que acho muito importante :
Jesus não veio humilhar a Saulo!
Apesar de sua aparição ter tirado toda a autoridade que Saulo tinha, dada inclusive dos principais dos sacerdotes, e de ficar claro que todo o poderio e autoridade constituída pelo homem diante daquele que tudo pode é arma inútil, essa não era a intenção de Cristo. Pois a bíblia relata Jesus dizendo:

“....te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha; Livrando-te..., te envio, Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim v.16

Uma vez convertidos, que nós possamos praticar diariamente essas lições e dar sempre testemunho seja nas pequenas ou nas grandes coisas.
Deus abençoe a todos!

5 comentários:

  1. mUITO BOM O ESTUDO. DEUS CONTINUE ABENCOANDO .

    ResponderExcluir
  2. Gostei, so corrige a parte que diz, saulo caiu do cavalo,pois as escritura nos diz ele caiu,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito,so corrige saulo caiu do cavalo,pois na escritura este escrito que ele caiu por terra, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. amei este estudo e que Deus continue te abençoando em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Amo tudo que se refere a Paulo o Apóstolo dos Gentios e a sua maravilhosa conversão:Já não sou eu que vivo, mas sim o Cristo que vive em mim.
    Para todo o sempre!!Isso é eterno!!

    ResponderExcluir