2.9.09

Maldita ou Bendita ? pode ser os dois ?






Bom..... ainda estou me decidindo se quero ou nao esse filho aqui (me refiro ao blog), como todo filho traz muita alegria, mas também bastante trabalho......enfim...fiquei com vontade de partilhar que voltei a compor. Sim faz tempo que não escrevia nada. Mais por falta de vontade mesmo do que de inspiração...graças a Deus inspiração pra mim não é problema. Mas faz tempo que estava com vontade de dizer o que deixei na canção. Por motivos óbvios não posso compartilhar a letra aqui (alias preciso registrar minhas músicas......todas elas.......mas como ia dizendo, faz tempo que queria colocar no papel esse enigma :Cruz...bendita ou maldita : Será que um objeto pode ser tanto bendito quanto maldito?

Já ouvi várias coisas sobre a cruz.......o que mais achei interessante foi uma narração de uma das cantatas de nossa igreja que dizia que você pode ter muitas opiniões sobre a cruz...só tem uma coisa que ninguem pode fazer : ignora-la. Ninguém consegue ignorar a cruz. Ela é um marco, ela é história, ela é esperança..enfim poderia colocar várias coisas aqui a respeito ou simplesmente copiar a descrição da narração mas não é o caso.
Agora a própria biblia diz que maldito é aquele que for pendurado na cruz. Se um objeto torna uma pessoa maldita ...pra mim pelo menos esse objeto também é maldito.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque esta escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro Gl 3.13

Agora, eu não posso ignorar a cruz, eu olho pra ela e vejo tanta coisa (não esqueci do assunto principal: composição), mas vejo uma história, um ideal, uma esperança, uma pessoa, um sacríficio, uma idolatria, um madeiro, um peso, um fardo, um sofrimento, a ação de um ser chamado diabo, traição, pecado (inclusive o meu), submissão, convite, sangue, amor, Deus, salvação....e podeira continuar...mas vejo um amor sem tamanho de um Deus que não merecia nem precisava sofrer o que sofreu...ainda mais por mim.
Pra mim, a cruz é bendita! A cruz é maldita por matar meu salvador, mas se tornou bendita por me oferecer um resgate de sangue que eu não poderia nunca se quer pensar em viver sem. Além de me resgatar dos laços da morte e me da condições de me tornar um ministro dEle, ainda me garante um laço de sangue para chamar de pai o Deus todo poderoso (essa é outra música..)
O mais importante disso tudo é o fato de eu não merecer esse amor, não justificar tamanha dor que Jesus sofreu por mim.
Existem várias formas de compor.....tem pessoas com mais facilidade, outras menos, uns compe depois colocam a letra (como explicava para o Sorriso semana passada), outros fazem música e melodia na mesma hora. Uns levam dias..outos minutos...meu processo de composição não é bem um processo....não sei definir...sei compor. Sei o que quero dizer ou que frase explorar e simplesmente vou cantando.....seja com o instrumento ou só com a voz. Uma frase me defini a música. Um acorde as veze também....não tenho regras...as vezes sai tudo rapidinho...outras demora.....muitas vezes jogo fora coisas boas que não consigo mais fazer de novo...outras o tom estraga a música..enfim.....ainda estou aprendendo. Mas pra quem compoe há uma coisa certa, acredito que para a maioria também seja assim : cada composição é fruto de uma experiencia de vida. Momentos em sua maioria ruins que inspiram o autor a escrever coisas belas. (cada composição é uma gestação também). Existe uma canção antiga que diz que "os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação", acredito ser essa a máxima de uma composição. É igual o que sempre digo : o salmista disse que sua alma estava angustiada .....ninguem pode dizer isso sem estar ou pelo menos se sentir angustiado..... da mesma forma dizer : "das profundezas a Ti clamo (outra musica) sem pelo menos se sentir ou estar nas profundezas.
Sendo assim devemos respeitar cada composição...... mesmo aquelas que não gostamos tanto. Certo é que cada música traz em si uma história que muitas vezes se não olhamos com atenção, deixamos passar desapercebido.
Nessa canção que compus hoje, ainda falando da construção usei o gravador...achei meio estranho no começo mas foi interessante que na segunda vez que cantei a música dizia a mesma coisa mas embolva as frases. Uma experiência...É bom para não perder as frases lindas que se cantam com insipiração sem se preocupar com concordância e outras coisas.
A composição é o momento de inspiração. Músicos sabem que a músicas é feita de 10% de inspiração e 90% transpiração.
A composição eu diria que é meus 10% de inspiração. E eu amo isso ! É o momento em que posso dizer o que quero, fazer o que quero, ter a liberdade de me expressar e sem medo de dizer isso é errado.....isso ou aquilo não pode......tudo é possivel quando se esta criando. Ouvi esses dias no myspace de um pessoal que compoe com melodias celtas : quem trabalha com arte ve um milagre acontecer todos os dias.
Acredito que foi assim que Jesus pensou quando foi ao madeiro. Ele olhou pra mim (criatura) e pensou (essa parte é da minha cabeça..sem reverncias biblicas ) tudo é possivel fazer por ele, pois é minha criação...minha linda criação.....É possivel Jesus olhar pra um pecador como eu e dizer vou morrer na cruz por ele......vou resgatá-lo, vou fazer dele uma nova criatura, fazer dele parte da minha familia, através de um laço de sangue, vou me TORNAR MALDITO POR ELE, MESMO SEM ELE MERECER E HONRAR TUDO ISSO.......
Bom o que posso dizer a respeito .........eu não tenho palavras......obrigado Jesus......
Engraçado que na música escrevi que eu queria entender o porque de tanta graça e amor a um pecador (eu). Só agora escrevendo o artigo eu entendo. (não vou mexer na música por se tratar de um momento), mas eu entendo que porque sou dEle, ele pôde fazer tudo o que fez por mim, mesmo sem eu merece ou justificar tanta dor.
Quando se esta criando.....tudo é possível...Deus nunca parou de criar...nossa vida é uma eterna canção do maior compositor........

A maldita cruz, pra mim se tornou bendita.......graças a Jesus.......

"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez" salmo 100. 3

Um comentário:

  1. Amei seu blog e principalmente esta postagem,pois um dia aqui em casa ouve um culto e fizeram essa pergunta a cruz é bendita ou maldita?eu disse que era maldita e pelo visto é mesmo.
    (Mayara)

    ResponderExcluir