21.9.09

Perdendo tempo



Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. João 4.20

Povo de Deus a paz de Deus !
Esse versículo do capitulo de João 4, antecede um dos versículos mais utilizados quando se fala a respeito de adoração. O capítulo fala sobre a mulher samaritana para qual Jesus pediu água para beber, enquanto seus discípulos se ausentaram.
A grande questão é que os judeus não se comunicavam com os samaritanos. E no meio do dialogo que Jesus puxara com ela, foi levantada a seguinte questão : onde é o lugar que se deve adorar? Samaria ou Jerusalém ?

Interessante entendermos que havia um conflito. O fato de não se comunicarem, a divergência quanto ao lugar correto de adorar levou a mulher logo após perceber que Jesus era um "profeta" a questioná-lo em busca da verdade.
Jesus não respondeu exatamente qual seria o lugar de adorar. Na verdade a questão é outra. Jesus simplesmente respondeu que viria um tempo em que nem em Samaria nem em Jerusalém, mas os verdadeiros adoradores adorariam em espírito e em verdade.

Uma das lições que podemos tirar do texto é o fato de que muitas vezes perdemos tempo. Perdemos grandes oportunidades de adorar a Deus e de oferecer algo de valor por estarmos preocupados com questões teológicas, assuntos administrativos, assuntos pessoais e outras coisas.
Pense: não seria melhor os samaritanos e judeus adorarem ? Juntos, separados, um dia em Samaria, outro em Jerusalém.... Não seria mais lógico darem as mãos e adorarem ao que é Digno de louvor e de toda Glória ? Então porque isso não acontecia ? Simples: necessidade de glória, necessidade de estar com a razão, necessidade de demonstrar superioridade, por egoísmo ...etc ....poderia citar inúmeras razões.

Quanto tempo nós temos perdido em questões administrativas, teológicas, vãs conversações... Seja pela música escolhida para adorar, seja pelo horário, pelo tempo de ministração, seja pelo ministro, seja pelo grupo, seja pelo estilo de música, seja pelo irmão do lado, seja pelo grupo de dança que esta dançando, seja porque se esta ou não na escala e assim por diante?
Porque temos sempre que provar que estamos certos ? Esperando que Deus nos “honre” em questões tão desprezíveis? Quem dera ficássemos preocupados com e somente com aquilo que gera frutos. Títulos e cargos não mudam vidas. Existe uma necessidade muito grande de auto-afirmação hoje em dia. As mensagens que fazem sucesso hoje nos púlpitos são aquelas que elevam a auto-estima, são mensagens que dizem que você é praticamente invencível, intocável. Há um esforço por dizer que você será exaltado por Deus e que Ele vai humilhar aqueles que te humilharam. Resumidamente você é praticamente um semideus! Não reparou que as ministrações sobre o perdão são praticamente esquecidas. Ainda há guerra em Israel pelo simples fato de demarcação de território.
O que quero com isso é que você levante os olhos para um ideal que esta muito acima de gostos pessoais, cargos, de quem está ou não com a razão. Enquanto discutimos as almas perecem, os ministérios acabam, pessoas são feridas, outras magoadas. Enquanto nos preocupamos em defender nossa tese, aquilo que deveria ser o nosso maior foco fica esquecido.
Que nós tenhamos esse pensamento em nossos corações. Que ao invés de ficarmos preocupados com coisas vãs, que nós possamos, sem se importar com o que os outros vão dizer, quebrar o nosso vaso de alabastro diante dos pés do Senhor e entregar algo que nos custe um sacrifício, algo que tenha valor, algo que seja precioso para nós, uma oferta voluntária e de gratidão. Entender que os olhos do Senhor estão a procurar os verdadeiros adoradores ainda hoje em nossos dias.
Que a procura do Senhor termine em nós, esse é o meu desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário